(81) 3204-2028 | contato@grupoavancar.net.br

Não sabemos ainda em que medida ou de que forma a pandemia que estamos vivendo vai afetar nossa vida e o mundo em geral, mas podemos dizer sem medo de errar que ela já elevou nossos padrões de higiene. 

Nunca lavamos tanto as mãos na vida. Agora saímos de máscaras, não encostamos em ninguém, desinfetamos as compras, deixamos o sapato que veio da rua na porta de casa e o álcool em gel virou presença obrigatória.

Não é para menos. Temos um vírus bastante agressivo, muito contagioso e que causa uma doença que os cientistas ainda não conhecem bem. Os sintomas variam bastante e até mesmo a forma como ela ataca o organismo ainda não é plenamente conhecida.

Não podemos nos esquecer das crianças nesse contexto. A quantidade de informação e a forma como ela deve ser transmitida dependem da idade da criança, da sua capacidade de compreensão e do quanto ela já sabe sobre o tema. 

Seja como for, uma boa ideia é conversar com ela de uma forma lúdica. A pintura, por exemplo, é uma excelente opção para esse momento. É algo que vocês podem fazer juntos e se divertir enquanto você aborda um ângulo do assunto.

Pensando nisso, separamos 6 desenhos para colorir que podem ajudar nessa tarefa. Confira!

Como se preparar para a pintura?

Sabemos que alguns pais têm arrepios só de pensar na confusão que essa brincadeira é capaz de produzir. Mas não se preocupe. Felizmente, existem maneiras de controlar a sujeira e a bagunça e, ainda assim, conseguir ter um momento feliz com seu filho.

Em primeiro lugar, escolha um local adequado para a criança. Se ela for pequena, dê preferência para uma mesinha com altura adequada. Se for mexer com tinta ou qualquer outro material que possa sujar ou causar danos ao local, forre-o antes de começar a brincadeira. Uma ideia é separar um lençol velho especialmente para essa função. Acredite, vai ser bem útil.

Aí é só selecionar os materiais que vocês vão usar. Pode ser lápis de cor, giz de cera, canetinha hidrocor, guache, pincéis, cola, revistas velhas, tesoura — sem ponta, claro — e o que mais a sua imaginação mandar. Não se esqueça também de imprimir os desenhos que vocês vão colorir.

Lavando as mãos com água e sabão

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

A essa altura já está bem clara a importância de lavar bem as mãos como uma forma de se proteger contra o contágio pelo coronavírus. Agora, como explicar isso para as crianças? 

Uma forma criativa de mostrar como os micro-organismos presentes nas mãos se espalham pelo toque é usando glitter. Coloque um pouco na sua mão e toque as mãos da criança ou o contrário. Ela vai notar como o glitter passa de um lugar para o outro.

Você pode baixar um desenho para colorir com essa temática aqui. Enquanto pintam, explique como se deve lavar as mãos corretamente:

  • molhe as mãos;
  • pegue sabão suficiente para cobrir as duas mãos;
  • esfregue uma mão na outra;
  • esfregue entre os dedos;
  • esfregue as costas das mãos e as pontas dos dedos;
  • enxágue bem as mãos;
  • use um papel para secar e feche a torneira com o papel.

Tomando banho

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

Você pode baixar um desenho para colorir com essa temática aqui. Assim como as demais formas de autocuidado, a hora do banho merece atenção especial no combate à pandemia. 

Se for preciso sair de casa, na volta tire as roupas e coloque-as direto no cesto ou, ainda melhor, na máquina de lavar roupa, com a tampa fechada. Quando acumular uma boa quantidade, pode lavá-las.

Explique para a criança a importância de se manter limpo e aproveite para reforçar as orientações gerais para um bom banho. O treinamento para tomar banho sozinho pode começar por volta dos 5 ou 6 anos e, com 7 anos, já se espera que a criança tenha autonomia para fazer sua própria higiene, ainda que com supervisão. Aproveite o desenho para mostrar como lavar cada parte do corpo.

Escovando os dentes

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

Aqui você encontra um desenho para trabalhar o assunto. A escovação correta desde os primeiros anos de vida impede o surgimento de cáries e contribui para a manutenção da saúde geral da criança.

Estimule a criança a encarar esse momento como uma hora agradável, de autocuidado. Se possível, assista a vídeos com especialistas e aqueles desenvolvidos por empresas de produtos de higiene oral. Assim, enquanto pintam, podem simular uma escovação real.

Vestindo roupa limpa

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

Esse é um tema que tem muito espaço para trabalhar com as crianças. Você pode, por exemplo, recorrer aos bonecos que vêm com roupas para recortar e encaixar. É muito divertido! 

Este site oferece diversas opções.

Explique que o vírus pode ficar nas roupas que usamos, por isso é tão importante colocar roupas limpas quando chegamos da rua e após o banho. Se for preciso, traga novamente a lembrança do glitter para mostrar aos pequenos que o vírus não sai da roupa tão fácil e, se sair, pode ir parar em alguém e a pessoa acabar ficando doente.

Lavando as frutas antes de comer

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

Lembre a criança de que tudo o que ingerimos também deve estar bem limpo, afinal, aquele alimento vai parar dentro do nosso corpo. Não só pelo coronavírus, mas também por todas as outras doenças e males que podemos ter ao ingerir alimentos contaminados.

Veja aqui um desenho que você pode colorir com seu filho enquanto trabalha o assunto. Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias, problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo dos alimentos.

Jogando o lixo no lixo

Clique na imagem para imprimir em casa e colorir.

Já tratamos do cuidado com o nosso corpo, com as nossas roupas e com o que ingerimos. Agora também é importante falar da limpeza do nosso ambiente. Por isso, é essencial ensinar os pequenos a jogar o lixo no lixo e manter todos os ambientes limpos.

Confira aqui um desenho disponível para download com essa temática. 

De forma geral, a ideia é criar um espaço divertido para tratar do tema da higiene de forma leve, mas sem deixar de dar a devida importância. A criança deve entender que se trata de algo importante, mas sem alarmismo e sem incutir medo. 

Gostou das dicas? Então aproveite para tirar uma foto e publicar no Instagram com a hashtag #avancarpintando. Vamos criar um movimento para estimular outros pais a adotarem essa ideia!

 

Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X