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Mediação de leitura realizada durante Festival Literário Itinerante em São Caetano do Sul, SP
A leitura é ponto-chave no sucesso do ensino escolar. É por meio do encontro com a literatura que crianças e jovens conseguirão ampliar o conhecimento. Para contribuir com esse incentivo à formação de leitores, a mediação de leitura com livros literários infanto-juvenis feita pelos professores e de acordo com as habilidades definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) se faz muito importante e necessária.

O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

A BNCC é um documento normativo que define orientações para a elaboração do currículo de toda a trajetória da vida escolar do aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, para os profissionais da educação e para os alunos, proporcionando principalmente uma educação igualitária de norte a sul do país.

Onde a literatura está presente na BNCC?  

Leitura realizada por mediadora durante o FLIT (Festival Literário Itinerante) em São caetano do Sul, SP (FOTO: TAMIRES PANTOZZI)

A literatura  está presente no campo artístico-literário de atuação e no eixo de Leitura do componente curricular de Língua Portuguesa da Área de Linguagens.

Na mediação da leitura, por meio da qual criamos “pontes” entre o texto literário e os sentimentos, emoções e experiências de vida de cada leitor/ouvinte, as atividades desenvolvidas vão despertando nos alunos (leitores/ouvintes) os exercícios de sentir, compartilhar, refletir, compreender e interpretar a partir da leitura.

O livro literário é trabalhado como obra de Arte, como obra aberta, auxiliando também o despertar dos sentidos que a Arte estimula e fazendo com que os alunos tenham o interesse em dividir com o grupo como cada texto “chegou”, quais os sentimentos que foram provocados pelo texto, portanto, o papel de apreciadores do mundo das artes.
E tudo isso pode ser auxiliado com o uso da tecnologia! A importância da inserção de boas obras literárias é essencial para realizar uma mediação da leitura significativa, pois a ação ajuda a desenvolver a percepção, análise crítica e  também a compreensão sobre si e o outro, acontecimentos e conjunturas históricas e sociais.

Conheça as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular

LOGO BNCC1. Conhecimento
Tem como objetivo a valorização e a utilização de conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade.

2. Pensamento científico, crítico e criativo
Tem como propósito exercitar a curiosidade intelectual, recorrendo a uma abordagem própria das ciências, destacando a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, a fim de elaborar e testar hipóteses, resolver problemas e criar soluções com os princípios dos conhecimentos de diferentes áreas.

3. Repertório cultural
Valoriza as diversas manifestações artísticas e culturais de todo o mundo, inserindo também práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Comunicação
Utilização de linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações e sentimentos em diferentes contextos.

5. Cultura digital
Tem como princípio o entendimento, a utilização e a criação de tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para promover a comunicação.

6. Trabalho e projeto de vida

Destaca a valorização e a diversidade de saberes e vivências culturais para estimular a compreensão das relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida.

7. Argumentação
Promove o estímulo à argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos com posicionamento ético em relação ao cuidado de si, dos outros e do planeta.

8. Autoconhecimento e autocuidado
Desperta o conhecer-se, apreciar-se e autocuidar-se, principalmente da saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Empatia e cooperação
Auxilia o exercício da empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Responsabilidade e cidadania
Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

O Tesouro Literário promove a mediação da leitura aliada à BNCC

Um dos projetos que buscam formar leitores é o Projeto Tesouro Literário, que foi criado para promover e estimular as crianças a lerem por prazer por meio de atividades de mediação de leitura com orientações para os professores exercitarem esse encontro entre a literatura e a criança.

No Tesouro Literário é feita uma curadoria de livros literários para serem trabalhados em sala de aula utilizando propostas de mediação de leitura com questões desencadeadoras e orientações de como lidar com as emoções, sentimentos e aprendizagens das crianças.

Todo o material foi elaborado a partir das habilidades de leitura/escuta do Campo Artístico-Literário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A autora e idealizadora desse projeto é a pedagoga e especialista em Arte-Educação, formação de educadores e em novas tecnologias de ensino, Fabiana Barboza.
A coleção Tesouro Literário conta com esses itens:
  • 51 livros de literatura por turma;
  • 25 livros de apoio para as crianças desenvolverem as possibilidades que a leitura proporciona.
  • 1 baú de livros-tesouro;
  • 1 livro do mediador com orientações para a mediação de leitura e o passo a passo para os professores trabalharem a leitura deleite com as crianças;
  • encontros pedagógicos para o uso do material; e
  • monitoramento de resultados.
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