Uma grande festa literária, um grande estímulo à leitura deleite. O Festival Literário Itinerante promove o encontro dos estudantes com a leitura através das atividades propostas e da diversidade artística e cultural. Durante o evento, música, poesia, histórias, brincadeiras e encenações artísticas são instrumentos de mediação para os diversos livros e textos apresentados, promovendo uma interpretação e uma compreensão individual desse conteúdo e ampliando a sua visão de mundo.

Todas as etapas do FLIT costuram a proposta de reforço e de conexão da leitura com a percepção de mundo de cada criança, da integração com a comunidade, da participação ativa e fundamental no processo de aprendizado.

A ação do tapetes

Intensifica ainda mais a vivência pensada como mediação de leitura. Os mediadores trabalham o conteúdo literário a partir do prazer de ler, usando os recursos de imagens, quadrinhos, poesias, trava-línguas e músicas. São usados também instrumentos, obras de arte, objetos lúdicos (como guarda-chuvas, sussurradores) e o varal de leitura. Os sentidos são estimulados, através da expressão oral, da audição, do tato e do olfato, trazendo de volta memórias afetivas. Cada Tapete é um experiência única!

A importância da Mediação de Leitura

A formação de novos leitores passa, fundamentalmente, pela figura do mediador de leitura, como aquele que cria pontes entre as crianças e os livros. O mediador é aquele que se disponibiliza a ir ao encontro dos leitores, levando obras de linguagem acessível a esse público em formação, oferecendo ferramentas e vivências que proporcionem o deleite no contato com os livros e na experiência dividida em grupo. A mediação traz o estímulo e experiências que consolidam o processo de aprendizagem, criando o senso crítico e a capacidade de analisar a obra literária, com o real entendimento do conteúdo visto.

 

Em nossos projetos, a mediação atende a todos os ciclos e idades. É feita para acompanhar de perto o desenvolvimento e o aproveitamento do conteúdo. A equipe pedagógica faz esse acompanhamento e avalia o material literário adequado para a idade/série que será trabalhada e com o Flit, amplia os horizontes desses encontros deleites.

Central Avançar

capa Ensino Híbrido Ensino Híbrido: entenda o novo método educacional Todos os dias estamos sucintos a passar por transformações capazes de modificar completamente os cenários.
O mundo têm se tornado cada vez mais rápido, e quando nos acostumamos com algo, logo aquilo se torna antiquado.
Dia do cinema Brasileiro: Dicas de Filmes infantis O Cinema ocupa um lugar imensamente especial entre as maravilhas do Planeta. A arte, cultura e ensinamentos envolvidos em filmes, são indispensáveis para uma humanidade melhor. O que seria de nossa construção pessoal sem metade dos filmes que nos enriqueceram? O dia 19 de junho foi escolhido para essa celebração, portanto, em nome do... planeta-terra-animais-papel-carta-da-terra Tudo sobre a importante Carta da Terra Não tem mais como negar o adoecimento notável de todo o Planeta Terra. Poluição do ar, mares, o perigoso aquecimento global e a fome, são grandes exemplos. Entretanto, está muito longe de ser só as questões citadas acima. 6 desenhos para colorir que ensinam sobre hábitos de higiene Com tanta informação sendo recebida nesse contexto de pandemia, não podemos nos esquecer das crianças. E a forma como elas devem receber essas informações depende da idade de cada criança, da sua capacidade de compreensão e do quanto ela já sabe sobre o tema. Seja como for, uma boa ideia é conversar com ela de... 4 histórias para aumentar a imunidade A pandemia de coronavírus virou de cabeça para baixo a vida de quase todo mundo. Ainda assim, é preciso lembrar que mesmo os momentos difíceis podem trazer oportunidades de crescimento pessoal. Como estimular a leitura das crianças Em pleno Dia da Educação e em meio ao cenário do isolamento social pelo qual todos estão passando, Fabiana Barboza encantou com seu conhecimento em Educação e, acima disso, sua paixão pela Literatura.  Dicas de livros para crianças sobre a COVID-19 Se já é complicado para nós, adultos, lidarmos com esse cenário inédito de pandemia, imagine o que se passa na cabeça das crianças. O assunto está em todos os lugares e afetou a vida de todo mundo, inclusive a dos pequenos, que tiveram que deixar de ir à escola, de sair para brincar e,... São Caetano do Sul investe no projeto Tesouro Literário Deleite é palavra de grande valor para semear o caminho de novos leitores. Em 2019, o Projeto Tesouro Literário desenvolveu um lindo trabalho com o Município de São Caetano do Sul, em São Paulo. Mais que um baú de livros, um baú de tesouros onde os encontros pedagógicos com os professores transformou em um... Município do Cabo festeja o Projeto Brincadeiras Musicais A implantação do Brincadeiras Musicais no Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, foi uma grande festa. O município encerra o ano de 2018 formando cerca de 700 professores A Secretária de Educação, Sueli Nunes, faz uma análise da importância e do alcance que o projeto conseguiu com os alunos, professores, gestores, equipe técnica até chegar...