A coleção tem como objetivo agrupar conteúdos que tratam sobre DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA, FEBRE AMARELA, CORONAVÍRUS e outras doenças que se tornaram epidemias na história da humanidade. Está organizada por níveis de ensino, sendo em 5 (cinco) volumes e um panfleto, junto com cada livro, cujo título é “JUNTOS CONTRA O CORONAVÍRUS – medidas para evitar doenças infecciosas”. Na versão 2020, uma edição nova e atualizada, são propostas medidas simples de higiene e prevenção ao combate do CORONAVÍRUS (COVID-19).

Vale lembrar que a coleção trabalha a importância das vacinas e, de forma mais ampla, a prevenção das arboviroses. O foco do material é propor ações preventivas de combate às doenças por meio da apresentação de informações sobre a importância da vacinação, higiene e alimentação e da proposição de atitudes permanentes que estimulam os hábitos de higiene, para que possamos minimizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no intuito de minimizar a proliferação do mosquito transmissor, e de alimentação saudável, para melhorar a imunidade, e, consequentemente, não permitir que uma epidemia aconteça.

Ainda têm como objetivo conscientizar as crianças e a comunidade escolar sobre a importância de realizar um trabalho preventivo sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti através de atividades lúdicas e diversificadas, despertando uma melhor qualidade de vida para a sociedade em geral. E, como consequência, favorecer todos os estudantes da rede municipal de ensino com ações práticas e dinâmicas, que resultarão em seu bem-estar e no de suas famílias e de toda a sociedade do município.

Além das atividades propostas nos livros dos alunos, a coleção dispõe de um caderno de atividades elaborado para dar subsídios na aplicação das ações referentes ao conteúdo dos quatro volumes e do panfleto dos alunos. Os professores e coordenadores são certificados com uma formação pedagógica (presencial ou remota) e instruídos no desenvolvimento das ações propostas do material, favorecendo as pesquisas, a construção de conhecimentos e o incentivo à leitura sobre os temas propostos pela coleção.