(81) 3204-2028 | contato@grupoavancar.net.br
Capa lançamento do projeto tesouro literário em SINOP

Para leitura não há barreiras e com ajuda da tecnologia, iniciamos o Projeto Tesouro Literário com os coordenadores e professores de Sinop. Na manhã do dia 5 de abril de 2021, através de transmissão ao vivo pelo YouTube, tivemos um lindo encontro para apresentar o Projeto, seus formadores e a plataforma de formação.

 

As boas-vindas e mediação do Encontro ficou com Fabiana Barboza. De primeira, ela apresentou todo o circuito de aprendizagem e as datas de cada etapa. Em seguida tivemos o acolhimento de Ivani Magalhães contando uma história emocionante de Christian Andersen – O duende da mercearia. Foi um caloroso abraço virtual para quem ama os livros e o mundo extraordinário da literatura.

 

Fabiana Barboza e Ivani Magalhães apresenta o projeto tesouro literário

Fabiana Barboza e Ivani Magalhães iniciaram as apresentações do projeto tesouro literário para a cidade Sinop – MT

Adivinha quem vai mediar os encontros online?

Após a contação da história, Fabiana Barboza nos trouxe a apresentação dos mediadores e da plataforma de trabalho. Confere com a gente a turma linda que vai fazer os encontros mediados em Sinop:

Leo Cunha

Formador Leo Cunha - Tesouro Literário - Sinop MT

Leo é mineiro, escritor, tradutor, jornalista e professor universitário. Publicou mais de 60 livros para crianças e jovens, além de 5 livros de crônica e um de teatro. Sua obra recebeu diversos prêmios no campo da literatura infantil e juvenil, como: Nestlé, Biblioteca Nacional, Jabuti, João-de-Barro, Adolfo Aizen, FNLIJ.

 

Também teve mais de 20 títulos selecionados para programas de leitura como o PNBE, PNAIC e PNLD Literário e traduziu cerca de 30 livros de literatura infantil e juvenil. Ele é doutor em Artes/Cinema e Mestre em Ciência da Informação, é professor universitário desde 1997, em cursos de graduação e pós-graduação. O Leo tem um site bem bacana escritorleocunha.com e um canal com uma ótima seleção de vídeos no YouTube, o Leo Cunha.

 

Alessandra Roscoe

Formadora Alessandra Roscoe - Tesouro Literário - Sinop MT

A mineira Alessandra é jornalista, escritora e coordena o Uniduniler todas as letras, projeto de mediação de leitura, que desde 2013 percorre todo o Brasil levando livros, leituras e afetos, onde nem sempre eles chegam!

 

Publicou mais de 40 livros para a infância. Já teve livro adaptado para o cinema, em acervo de bibliotecas internacionais, traduzidos em outros países e foi finalista do Prêmio Jabuti em 2013. Em 2018, quatro de seus livros foram selecionados pelo MEC no PNLD Literário para a distribuição em todas as escolas do país. Também em 2018, fundou com outras seis escritoras de Brasília o Coletivo Editorial Maria Cobogó.

 

Não esconde que antes de escritora e mediadora de leituras, é leitora das mais apaixonadas!

Aproveita pra se inscrever no canal da Alessandra Roscoe no Youtube, é lindo!

Ivani Magalhães

Formadora Ivani Magalhaes - Tesouro Literário - Sinop MT

Ivani é Mestre em Educação com formação em Psicologia e Pedagogia e há 16 anos atua como docente em cursos de Pedagogia e de Pós-Graduação.

 

Contadora de histórias, mediadora de leitura e palestrante com oficinas sobre a Arte de Contar Histórias, o Brincar, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade.

Também é autora dos livros de literatura infantil “Minhoca Dondoca” (2012) e “Papelito: Uma história de amor com o meio ambiente” (2013) e co-autora dos livros “A arte de contar histórias: Abordagens poética, literária e performática” (2010) e “Essa história eu conto assim” (2012).

 

Ela desenvolve os projetos “Conta Comigo” e “Hora do Conto para Bebês”, com co-autoria e participação no livro-cd “Saracuteia – Cantos e Contos para os pequenos”. Realiza narrações de histórias e oficinas em plataformas virtuais desde Março/2020. Vai conferir o canal da Ivani no YouTube, o Brincâncias Literárias com Ivani Magalhães, vale muito conferir!

Edi Fonseca

Formadora Edi Fonseca - Tesouro Literário - Sinop MT

Pedagoga, narradora oral e atriz. Graduada em Pedagogia e pós-graduada no curso A Arte de Contar Histórias pela A Casa Tombada, tendo a leitura para os bebês como foco em seu trabalho final.

Autora do livro Com olhos de ler  e atualmente é colaboradora do CENPEC, da Revista Emília e ATaba. Atua como coordenadora e formadora no Instituto Avisa Lá desde 1996 e em outras organizações como Fundação Victor Civita, CEDAC, Plural nas quais participou de projetos voltados para a leitura literária.

Em 2019 ingressou na equipe da Arte Despertar como arte educadora nos cursos de narração oral.

Celice Oliveira

Formadora Celice Oliveira - Tesouro Literário - Sinop MT

Celice é Educadora Social, Mediadora de Leitura, Formadora, Gestora de Projetos de Educação e Cultura e Consultora na área do Livro e Leitura Literária.

Atuou durante 8 anos acompanhando o trabalho de mais de 100 bibliotecas comunitárias na Amazônia Brasileira, além de conduzir o trabalho de espaços de leitura e bibliotecas escolares em todas as regiões do Brasil, numa trajetória de 15 anos frente a democratização do acesso ao livro e leitura literária.

Pedagoga, com especialização em  Livros e Leituras para Crianças e Jovens, pós-graduanda no curso de Literatura Infantojuvenil, atualmente oferece consultorias, assessora projetos da escritora Kiusam de Oliveira e acompanha o trabalho de 32 espaços de leitura espalhados pelo Brasil, oferecendo formação, monitoramento e  curadoria de acervo de Literatura Infantojuvenil.

 

Dá uma espiada no Instagram dela: @sou_a_celice

Ana Carolina Carvalho

Formadora Ana Carolina Carvalho - Tesouro Literário - Sinop MT

Ana é psicóloga e mestre em Educação, formadora de educadores pelo Instituto Avisa lá e colaboradora no Instituto Emília, ambos em São Paulo. Trabalhou como formadora na Comunidade Educativa CEDAC e no Museu da Pessoa.

Atualmente também é assessora na área de educação em editoras. É co-autora do livro Ler antes de saber ler, oito mitos escolares sobre leitura literária, além de títulos de literatura infantil e juvenil, entre eles a novela A conta-gotas, prêmio barco a vapor/2014 e selo altamente recomendável pela FNLIJ/2015.

Bárbara Passos

Formadora Barbara Passos - Tesouro Literário - Sinop MT

Pedagoga, trabalha como professora há doze anos. Atua como formadora de professores nas áreas de leitura e escrita em escolas públicas e particulares. É autora de livros didáticos, artigos e cursos online.

Membro da equipe da Revista Emília há nove anos, é especialista em Literatura para crianças e Jovens pelo Instituto Vera Cruz.

Beto Silva

Formador Beto Silva - Tesouro Literário - Sinop MT

Pedagogo, psicopedagogo e mediador de leitura literária, especialista em educação socioemocional, inovação educativa e entusiasta em estudos sobre o futuro da educação.

Há mais de 15 anos Beto tem atuado como formador, consultor e coordenador em projetos e programas em diversas organizações, públicas e privadas, nas áreas de educação, cultura, saúde e assistência social com ênfase em leitura, literatura, juventude, metodologias ativas e futurologia.

Foi assessor do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, educador do Projeto Criança Fala, assessor técnico da A Cor da Letra, coordenador do Projeto AdoLêSer, agente de formação no Programa Jovem Monitor Cultural, coordenador geral da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura, líder de projetos e formador do Instituto Crescer para Cidadania, coordenador de inovação educativa no CIEDS, coordenador de Projetos do Instituto Clio e professor da pós graduação do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores.

Atualmente se dedica a educação profissional tecnológica, jurado na Revista Crescer e do Clube de Leitura Quindim. Criador das páginas no Instagram @dedicoaoslivrosqueli e no Facebook @dedicoaosleitoresquevi

 

Amanda Leal

Formadora Amanda Leal - Tesouro Literário - Sinop MT
Socióloga, doutora em Ciência da Informação e graduanda em biblioteconomia. Amanda é consultora em projetos de formação de leitores, mediadores de leitura, organização e fortalecimento de bibliotecas comunitárias,  publicas e escolares. Co-idealizadora e coordenadora do premiado projeto Piracaia na Leitura, na cidade de Piracaia-SP, que você confere no Facebook Piracaia na Leitura e no Instagram @piracaia.na.leitura

E você já conhece o Projeto Tesouro Literário?

Você se pergunta: como aproximar as crianças da literatura, livres pra mergulhar nesse grande o universo?

A coleção Tesouro Literário foi criada para mediação de leitura, com orientações para os professores exercitarem esse encontro da literatura com a criança. Por isso caprichou na curadoria dos livros e nos encartes que apoiam esse caminhar.

 

• Primeiro uma caixa com um baú de livros-tesouro!

• Depois tem um trabalho de orientação comprometido com a mediação de leitura, com os passos para os professores trabalharem a leitura deleite com as crianças.

• Por fim, os livros de apoio para as crianças desenvolverem as possibilidades que a leitura proporciona.

Esse é o nosso Tesouro!
Projeto Tesouro Literário
Conheça a nossa coleção Tesouro Literário
  • 3 anos ao 5º ano
  • Baú Cultura Maker
  • 50 livros de literatura para o leitor
  • 25 livros para apoio ao leitor
  • 1 livro do mediador
  • 1 livro de literatura para o mediador
  • 1 livro do leitor para o mediador
Etiquetas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X