(81) 3204-2028 | contato@grupoavancar.net.br

Uma coisa é fato, a comunicação tem o poder de se manifestar de diversas formas. Seja através da oralidade, da escrita, das pinturas, sons, sinais, olhar e gestos. E uma coisa é certa, o ser humano sempre encontrou uma forma de se comunicar. Nos tempos das cavernas, era através dos desenhos rupestres que os homens deixavam sua história esculpida nas paredes das cavernas. Milênios depois, o homem utilizou os vitrais para repassar para a comunidade as histórias que a igreja contava . Avançando mais, hoje temos hologramas e muita tecnologia que podem ser usados para levar uma informação adiante.

 

Quando se fala de livros não verbais, logo surgem dúvidas sobre a eficiência destas obras na construção educacional de um ser humano. Mas o ato de oferecer a um bebê um livro que contém apenas imagens já é por si só, um grande estimulador da percepção das cores, de expressões faciais e de ações do cotidiano. Um mundo de oportunidades é oferecido aos pequenos e isso irá contribuir para o entendimento do mundo ao seu redor. Essas obras são conhecidas por literatura não verbais.

 

Nestes livros não verbais, as ideias são formadas através de ilustrações que vem em sua grande maioria carregadas de muitas cores, desenhos e personagens bem expressivos. A ilustração é o texto não verbal utilizado nestes livros. Daí a necessidade e importância de se investir em livros que contenham boas ilustrações para que a transmissão da história possa ser passada com sucesso.

 

Os desenhos possuem o poder de despertar e mais no futuro aguçar a curiosidade das crianças. É preciso difundir cada vez mais o uso da literatura não verbal na formação das crianças. O mesmo pode ser aplicado para pessoas adultas que ainda estão sendo apresentadas ao mundo das letras.


Será que você sabe ler um livro não verbal?

Para dar início a essa interpretação dos textos não verbais é preciso sensibilidade e mente aberta. Até porque esses livros vêm carregados de muitas emoções. É preciso ter atenção ao analisar as imagens, ao identificar os seus personagens, a explicar e repassar a história para um ouvinte.

E como ter esse entendimento sobre o que está lá, desenhado no papel? Através da identificação de gestos e expressões dos personagens envolvidos. A história é única, mas as suas interpretações podem ser várias.


O que uma boa ilustração pode proporcionar ao leitor?

 

ilustração para crianças dragão

  • Facilita a comunicação;
  • Impacto positivo no leitor;
  • Entendimento do mundo ao seu redor;
  • Interesse pela literatura;
  • Foco;
  • Estímulo à criatividade;
  • Percepção de gestos, expressões, cores e ideias.

Livros não verbais para você conhecer:

capa Som Risal
Autor: Tino Freitas
Ilustração: Kuy
Nº de páginas: 16
Acabamento: Grampeado
Formato: 27x27cm
ISBN: 978-65-5018-013-3

 

  • Casulos;

Autor: André Neves

 

  • A onda;

 

Autora: Suzy Lee

Etiquetas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X