Será possível falar de TEMAS SENSÍVEIS COM AS CRIANÇAS? Vamos ver o que Giba Pedroza tem a nos dizer, começando com esse texto pra lá de sensível, que nos ajuda com a pergunta que acabamos de fazer…
O sorriso do pisador de pedras
Giba Pedroza
O que pode haver de comum entre educadores, pais, escritores, tios, avós e todos aqueles que convivem com as crianças?
Todos eles são ou deveriam ter a postura do pisador de pedras. No caminho do crescimento, existirão sempre as pedras.
O pisador de pedras é aquele que caminha ao lado da criança e sente com ela o arder e o incômodo das pequeninas pedras pontiagudas das pequenas decepções e frustrações. Muitos, se apressam e tentam retirar essas pedras do caminho. Mas o pisador de pedras pisa junto com a criança e sorri.
O pisador de pedras é aquele que caminha um pouco atrás e observa distante a indignação, a hesitação da criança diante de uma pedra que incomoda, sempre com sua sombra ao alcance para que possa ser vista mas sem ofuscar o caminho da criança. E então sorri, quando esta o olha e pede sua ajuda, se oferecendo para pisar em seu lugar se ela ainda não estiver pronta.
O pisador de pedras também pode caminhar um pouco à frente. Vez em quando olha para trás e observa a criança que hesita entre desistir ou desviar o caminho diante das pedras enormes que não podem ser pisadas por seus pés ainda frágeis. E então ele se aproxima e, como uma seta distraidamente atenta, sopra a direção a ser seguida sem impor isso como uma obrigação, apenas sugere e espera que a criança pondere e siga, se estiver pronta para isso.
O pisador de pedras nunca esconde as pedras, nunca finge que elas não existem, nunca se nega a entender a presença delas e nunca diz que elas não são assunto de criança e que a sua presença nos caminhos não deve ser questionada. E ele sempre sorri, mesmo quando não sabe o que fazer diante delas.
E quando ambos continuam a caminhada é que chegam ao riacho das tranquilas águas e aliviam os pés das pedras pisadas juntos. E então a criança e o pisador de pedras sorriem um para o outro e no silêncio ornado de palavras mudas e cheias de confiança sabem que estarão sempre juntos enquanto cada um segue o seu caminho.
E por que falar de temas sensíveis?
O Giba conta pra gente sobre a importância de falar com as crianças e de como a literatura é uma grande ferramenta nesse diálogo, como ela fortalece a todos, desde criança, para os enfrentamentos que a vida nos oferece. Numa conversa com Fabiana Barboza na live Tecendo Contos, que aconteceu no Instagram do Grupo Avançar, eles nos apresentam de maneira leve, com depoimentos e vivências, a importância dos temas sensíveis na vida dos pais, cuidadores e educadores com as crianças. Ah! Tem até dicas de livros. ;D
Solta o play para conferir a live!
E você conhece o Giba?
Giba Pedroza é apaixonado por histórias, mas tão apaixonado, que se tornou um contador e também um pesquisador de literatura infantil e tradição desde de 1987. E por aí ele segue fortalecendo os valores humanos e sociais através de apresentações e oficinas para adultos, educadores e crianças, além de intervenções e projetos sociais para empresas e Ongs. Atua constantemente na área de ação social desenvolvendo atividades e projetos em parceria com empresas como Natura (onde coordenou por anos o projeto “Contadores de Histórias Natura”), VIVO, CREDICARD e outras. Desenvolve projetos de humanização hospitalar em hospitais como o ICESP (onde é parceiro/colaborador há cinco anos e já desenvolveu inúmeras ações e eventos), Hospital Universitário (pedi oficinas para usuários do serviço de saúde mental), Associação de Mães das Crianças Com Câncer e outras.
Múltiplo! Foi redator, produtor e roteirista de programas infantis televisivos e radiofônicos como o “Quintal Encantado” (Rádio USP), “Turma da Fofura” (Rede Bandeirantes) e, recentemente “A Menina Trança Rimas” (TV Cultura), que celebra a escritora Tatiana Belinky. Coordena o núcleo Litera Rádio dos alunos da ETC José Roberto Marinho que produz programas de rádio para a infância e juventude e que tem a literatura como tema.
É autor de livros de literatura infantil, entre eles os premiados:
- A Lenda do Preguiçoso e Outras Histórias
- Alecrim Dourado E Outros Cheirinhos De Amor
- Contos Do Quintal
- Histórias De Quem Conta Histórias
- Caleidoscópio Do Contador De Histórias
Foi fundador de importantes núcleos de pesquisa e divulgação das histórias como o Guapuruvú e o Grupo Girasonhos, com o qual atuou por dez anos. Fundou também em 2003, ao lado da instrumentista Renata Mattar, a Cia. Contos de Todos os Cantos, que tem como característica principal a pesquisa e divulgação da literatura e cultura infantil de diversos países. O trabalho resultou em um Cd com o mesmo título e que foi finalista do Prêmio Tim 2008, na categoria melhor disco infantil. É fundador do grupo “Pequeno Coração Caipira” que resgata a cultura tradicional do interior do Brasil em canções, causos, brinquedos de palavras e contos populares. Dá uma espiada nesse vídeo deles que está no canal do Youtube Cultura Infantil:
E atualmente ele prepara a série “O Sorriso Do Pisador de Pedras” e é destinada à pais e educadores. São vídeos com convidados, onde Giba media discussões sobre os temas sensíveis e fundamentais para o desenvolvimento infantil e de como a literatura pode servir como um instrumento para as crianças elaborarem esses temas de forma leve, poética, reflexiva e contundente. Vai no canal dele no YouTube o Giba contos que tem vídeos lindos como esse:
Link para o Grupo Girasonhos – https://girasonhos.com.br/
Link para Cia. Contos de Todos os Cantos – https://myspace.com/contosdetodososcantos
Link para Giba contos – https://www.youtube.com/channel/UCO5vEkO3yyZQOZlx0l02Teg