Editora Prefácio

Tesouro Literário

Foi desenvolvida uma seleção cuidadosa dos livros de literatura que fazem parte do projeto Tesouro Literário. São 26 títulos literários para estimular a leitura por prazer, pois a leitura deve ser um ponto de encontro das crianças e de seus responsáveis.
O projeto traz no Livro do Mediador sugestões de atividades simples e práticas para serem realizadas ANTES, DURANTE e APÓS a leitura. O objetivo é valorizar as atividades que preparam para a leitura, aproximam o leitor do texto e respeitam as diferentes opiniões sobre os textos lidos, além de orientações sobre como encaminhar as discussões que poderão surgir a partir da leitura de cada livro pelo grupo.
Para construir o hábito da leitura, o projeto apresenta o Livro do Leitor no qual a criança poderá fazer os registros de suas impressões, opiniões e entendimento sobre o texto. Com isso, acontecerá, de fato, a mediação da leitura realizada pelo grupo ou individualmente.
O Tesouro Literário foi concebido para adequar-se às necessidades das instituições, atingindo os âmbitos pedagógico e financeiro dos municípios. Isto porque tanto podem ser implementados diretamente por salas de aula, como também, devido a sua flexibilidade, podem ser implementados por turmas, bibliotecas e/ou escolas, de acordo com o planejamento definido.